Os estudos da 12ª semana foram acerca do currículo de espaços educativos, sendo estes, escolares e não escolares.
Para melhor compreendermos o significado e o papel do currículo, realizamos uma entrevista, que poderia ser em um espaço escolar ou não escolar, realizadores de educação.
Entrevistei, portanto, a coordenadora pedagógica de uma escola privada e confessional católica de Caxias do Sul. As atribuições desta coordenadora estão ligadas ao Ensino Médio, portanto, suas respostas dizem respeito a esta etapa de ensino.
1. Esta organização tem suas ações estruturadas em que concepção de currículo?
A escola em questão pertence a uma rede, cuja missão religiosa e educacional espalhou-se pelo Brasil há muito tempo. Suas ações estão estruturadas em uma concepção curricular que visa o desenvolvimento integral do sujeito em seu nível físico, psíquico e espiritual.
A escola compreende o conhecimento como um processo de construção por meio da interação, onde o estudante deve ser o protagonista. Muito além da dimensão intelectual, a construção do conhecimento deve estar integrada às dimensões afetiva e volitiva, promovendo as relações fraternas e solidárias, bem como o respeito à diversidade.
Apesar de nossa entrevista ter sido realizada por e-mail, em nosso contato telefônico inicial, no qual abordei as questões da entrevista, percebi um forte discurso pedagógico construtivista.
2. Como está estruturado o currículo desta organização?
O principal pilar que determina a estruturação curricular desta escola é a ideia de "Formação Integral", onde os conhecimentos desenvolvidos proporcionam uma formação mais integrada possível do sujeito, em todas as suas dimensões.
O principal pilar que determina a estruturação curricular desta escola é a ideia de "Formação Integral", onde os conhecimentos desenvolvidos proporcionam uma formação mais integrada possível do sujeito, em todas as suas dimensões.
De acordo com a coordenadora pedagógica, as atribuições de formação integral estão contempladas tanto nas disciplinas da grade curricular, quanto na vivência de experiências diferenciadas por meio de em visitas técnicas, oficinas, palestras, rodas de conversa, gincanas e diversas outras atividades de integração que envolvem a comunidade escolar e a família.
Abaixo, segue a grade curricular do Ensino Médio:
1º ano do Ensino Médio
LÍNGUA PORTUGUESA - 4 AULAS SEMANAISMAT - 4 AULAS SEMANAIS
BIOLOGIA - 2 AULAS SEMANAIS
HISTÓRIA - 2 AULAS SEMANAIS
GEOGRAFIA- 1 AULAS SEMANAIS
QUÍMICA - 2 AULAS SEMANAIS
FÍSICA - 3 AULAS SEMANAIS
INGLÊS - 1 AULAS SEMANAIS
ESPANHOL - 1 AULAS SEMANAIS
ED. RELIGIOSA - 1 AULAS SEMANAIS
SOCIOLOGIA -1 AULAS SEMANAIS
FILOSOFIA - 1 AULAS SEMANAIS
ARTE - 1 AULAS SEMANAIS
2º ano do Ensino Médio
LÍNGUA PORTUGUESA - 4 AULAS SEMANAIS
MAT - 4 AULAS SEMANAIS
BIOLOGIA - 3 AULAS SEMANAIS
HISTÓRIA - 1 AULAS SEMANAIS
GEOGRAFIA- 2 AULAS SEMANAIS
QUÍMICA - 3 AULAS SEMANAIS
FÍSICA - 2 AULAS SEMANAIS
INGLÊS - 1 AULAS SEMANAIS
ESPANHOL - 1 AULAS SEMANAIS
ED. RELIGIOSA - 1 AULAS SEMANAIS
SOCIOLOGIA -1 AULAS SEMANAIS
FILOSOFIA - 1 AULAS SEMANAIS
3º ano do Ensino Médio
LÍNGUA PORTUGUESA - 4 AULAS SEMANAIS
MAT - 4 AULAS SEMANAIS
BIOLOGIA - 3 AULAS SEMANAIS
HISTÓRIA - 2 AULAS SEMANAIS
GEOGRAFIA- 1 AULAS SEMANAIS
QUÍMICA - 3 AULAS SEMANAIS
FÍSICA - 2 AULAS SEMANAIS
INGLÊS - 1 AULAS SEMANAIS
ESPANHOL - 1 AULAS SEMANAIS
ED. RELIGIOSA - 1 AULAS SEMANAIS
SOCIOLOGIA -1 AULAS SEMANAIS
FILOSOFIA - 1 AULAS SEMANAIS
Em teoria é tudo muito bonito. Minha entrevista foi um fiasco!
ResponderExcluirVeja o tamanho do desafio que temos pela frente!!!
Excluir