Nesta 4ª semana de estudos, na disciplina Pedagogia e Pedagogos, fomos desafiados a montar um esquema ilustrativo que desdobrasse os principais conceitos sobre escola, educação e sociedade.
Nossa base referencial foi a leitura do artigo do pedagogo Adriano Moreira - Educação Escolar e Transformação Social - publicado numa revista acadêmica da área da educação em 2011.
Esse artigo, aliás, abriu a minha mente em relação aos métodos pedagógicos, dos quais, até então, me pareciam indiscutivelmente adequados para o processo de ensino aprendizagem, como o é o caso do "construtivismo" proposto por Jean Piaget, do qual, aliás, foi a minha principal base de estudos quando fiz o ensino médio com formação em Magistério entre os anos 1994 a 1997 (incluindo o estágio).
É curioso porque ao mudar totalmente a minha escolha profissional e buscar formação na área da comunicação social, acabei não tendo mais acesso aos resultados da aplicação desse método pedagógico (que tanto estudei e foi "endeusado" por mim e pelos meus colegas durante o Magistério) até ler este artigo que traz questionamentos em relação ao baixíssimo índice de aproveitamento escolar no Brasil, após a implantação dessas novas metodologias pedagógicas propostas pela reforma neoliberal a partir de 1996.
Jamais havia atentado para o fato de que tais pedagogias sugerem a aceitação passiva da realidade e a adaptação a mesma, impedindo a construção de uma nova sociedade. Neste sentido, o autor propõem que somente com a universalização do conhecimento sistematizado será possível impulsionar as tão necessárias transformações sociais, onde a escola tem um papel fundamental para que isso aconteça.
Preciso de muita leitura e reflexão, muita mesmo!
Para abrir os horizontes é necessário que a mente também esteja aberta e que se possa ver os vários lados de uma mesma questão.
Muito bem, vamos ao esquema ilustrativo:
Nossa base referencial foi a leitura do artigo do pedagogo Adriano Moreira - Educação Escolar e Transformação Social - publicado numa revista acadêmica da área da educação em 2011.
Esse artigo, aliás, abriu a minha mente em relação aos métodos pedagógicos, dos quais, até então, me pareciam indiscutivelmente adequados para o processo de ensino aprendizagem, como o é o caso do "construtivismo" proposto por Jean Piaget, do qual, aliás, foi a minha principal base de estudos quando fiz o ensino médio com formação em Magistério entre os anos 1994 a 1997 (incluindo o estágio).
É curioso porque ao mudar totalmente a minha escolha profissional e buscar formação na área da comunicação social, acabei não tendo mais acesso aos resultados da aplicação desse método pedagógico (que tanto estudei e foi "endeusado" por mim e pelos meus colegas durante o Magistério) até ler este artigo que traz questionamentos em relação ao baixíssimo índice de aproveitamento escolar no Brasil, após a implantação dessas novas metodologias pedagógicas propostas pela reforma neoliberal a partir de 1996.
Jamais havia atentado para o fato de que tais pedagogias sugerem a aceitação passiva da realidade e a adaptação a mesma, impedindo a construção de uma nova sociedade. Neste sentido, o autor propõem que somente com a universalização do conhecimento sistematizado será possível impulsionar as tão necessárias transformações sociais, onde a escola tem um papel fundamental para que isso aconteça.
Preciso de muita leitura e reflexão, muita mesmo!
Para abrir os horizontes é necessário que a mente também esteja aberta e que se possa ver os vários lados de uma mesma questão.
Muito bem, vamos ao esquema ilustrativo:
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