sexta-feira, 16 de março de 2018

Começando a desbravar...

A Pedagogia é definida como a ciência que investiga o fenômeno educativo, a fim de propor técnicas adequadas para o desenvolvimento do processo de aprendizagem do ser humano. Porém, é importante lembrar que as práticas educativas não se restringem apenas à escola ou à família, podendo ocorrer em várias outras modalidades.

No livro Pedagogia e pedagogos, para quê? O autor, José Carlos Libâneo, chama a atenção para o cenário de novas realidades econômicas, políticas e sociais, bem como aos avanços tecnológicos que tornaram a comunicação e a transmissão de conhecimentos totalmente sem fronteiras, o que multiplica as práticas e as modalidades educativas, bem como os agentes educacionais. Logo, não se pode mais considerar somente a escola e a família como os únicos "detentores dos ensinamentos", o que nos mostra o quanto o campo de atuação do pedagogo pode ser amplo, seja em ambientes escolares ou não-escolares.

Independentemente da sua área de atuação, o pedagogo deve considerar o contexto social contemporâneo, bem como as características singulares do indivíduo e assim, buscar métodos que estimulem o protagonismo do sujeito na construção do seu próprio conhecimento em uma caminhada consciente durante o processo de aprendizagem.



3 comentários:

  1. Lindo seu Filho Clarissa, adorei seu ponto de vista sobre Pedagogia!!Abraços

    ResponderExcluir
  2. Temos muito trabalho pela frente então, né, colega? Vamos juntas nessa caminhada!

    ResponderExcluir
  3. Bela reflexão, realmente a Pedagogia é um universo a parte, cheio de novas experiências e descobertas que nem sempre acontecem dentro de quatro paredes e sim no meio de convívio da sociedade.
    Forte abraço
    Josi Garcia

    ResponderExcluir